O laboratório de informática do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek localizado em Nossa
Senhora do Socorro-SE possui 18 maquinas todas conectadas à internet, através de um servidor
instalado dentro da escola. As aulas no laboratório acontecem freqüentemente,
com dois alunos por computador. Ao levá-los para o laboratório de informática o
professor passa o conteúdo de pesquisa orienta-os e sai fechando a porta de
chave, e elas ficam sozinhos realizando suas pesquisas.
A
tecnologia educacional deve fazer parte do projeto político pedagógico da
escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta
educacional. E é preciso, além disso, especificar com clareza o que está
incluído no projeto político pedagógico da escola. A realidade tem mostrado
cada vez mais a necessidade de a escola rever o seu projeto pedagógico,
reconhecendo de forma crítica e adequada a presença das novas tecnologias na
vivência do aluno fora e dentro do contexto escolar.
Na
escola há uma política de informática educativa, só não é executada como esperávamos,
pois achamos que deveria ser trabalhada com mais coerência e exatidão. A visita
à escola foi muito gratificante, pois aprendemos sobre a inclusão da tecnologia
e como é o acesso no laboratório de Informática da escola. Entretanto, dentro
de nossa visão na escola a Internet é vista como ferramenta e sua
característica mais importante é o acesso às informações, sendo que nem sempre
esse acesso está vinculado à ações educativas.
Palavras-Chave:
Tecnologia; Educação; Inclusão Digital.
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