Este artigo tem como principal
objetivo mostrar a importância da Dinâmica de Grupo na Didática Pedagógica, e
de que forma ele auxilia o professor diariamente. Visualizando a possibilidade de rever
o processo pedagógico, surge a dinâmica de grupo não como uma perspectiva
inovadora, mas como uma vivência que promova o bem estar na condição de ensino
aprendizagem, para o educando e para o educador. Diante destas perspectivas,
traçou-se como objetivo investigar essas concepções e analisar a influência da
dinâmica de grupo na vivência de uma didática inovadora e oportunizadora de
encontros subjetivos, capaz de utilizar as dinâmicas como recurso nas
atividades pedagógicas.
A dinâmica de grupo é ótima para que você possa conhecer
as características de algumas pessoas e promover a interação entre elas. Podem
ser usados em uma dinâmica, exercícios com várias finalidades. Alguns são para
tirar certas barreiras que possam impedir uma comunicação mais pessoal, devido
a traumas, preconceitos, entre outros.
Em diversas dinâmicas, alguns exercícios são feitos para despertar a
solidariedade nas pessoas, buscando uma colaboração afetiva, sem indiferença,
agressividade, afastando qualquer tipo de tristeza e sentimentos que nos
afastem da alegria. São exercícios que mostram a maturidade grupal, com muita
amizade, colaboração e confiança.
A dinâmica também é ótima para que as pessoas possam se conhecer melhor, cada
um conhecer melhor a si mesmo, percebendo suas limitações e todos os aspectos
que precisam ser trabalhados.
Sendo
assim, a dinâmica de grupo motiva o aprendente, pois a participação e a
vivência das situações facilitam a aprendizagem e a tornam permanente. Esse
trabalho teve como objetivo investigar e analisar a influência da dinâmica de grupo
na vivência de uma didática inovadora e pôde-se perceber a importância dela,
como forma interativa, integradora e afetiva de ensinar e aprender. É através
dela que é oferecida ao grupo, ou seja, aos alunos uma resposta às necessidades
lúdicas escassas em diversos ambientes, bem como a oportunidade de visualização
de como seria na prática. Além disso, é possível possibilitar o feedback de
dados, que parte do princípio de que quanto mais o indivíduo vivencia
situações, através de simulações, mais ele questiona e cria novos meios de agir
diferentes em seu contexto profissional, visualizando melhor sua atuação.
É
importante ressaltar que inovar, questionar e refletir acerca de questões
inquietantes é estar disposto a buscar novas possibilidades de encontro consigo
e com o outro no intuito de construir um novo olhar para a saúde.
Ressignificando conceitos e preceitos sobre o ato de humanizar. Criar novas
possibilidades de intervir no mundo de forma mais humanizada é dar ao outro meios
para que ele recrie condições de fazer diferente, de entender a dinâmica da
vida de forma diferente e ser com o outro diferente. Não a diferença que
afasta, mas a diferença que revive o ato de amor para com o prazer de cuidar,
enquanto profissionais de saúde.
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