sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dinâmica de grupo








Este artigo tem como principal objetivo mostrar a importância da Dinâmica de Grupo na Didática Pedagógica, e de que forma ele auxilia o professor diariamente. Visualizando a possibilidade de rever o processo pedagógico, surge a dinâmica de grupo não como uma perspectiva inovadora, mas como uma vivência que promova o bem estar na condição de ensino aprendizagem, para o educando e para o educador. Diante destas perspectivas, traçou-se como objetivo investigar essas concepções e analisar a influência da dinâmica de grupo na vivência de uma didática inovadora e oportunizadora de encontros subjetivos, capaz de utilizar as dinâmicas como recurso nas atividades pedagógicas.
A dinâmica de grupo é ótima para que você possa conhecer as características de algumas pessoas e promover a interação entre elas. Podem ser usados em uma dinâmica, exercícios com várias finalidades. Alguns são para tirar certas barreiras que possam impedir uma comunicação mais pessoal, devido a traumas, preconceitos, entre outros.
Em diversas dinâmicas, alguns exercícios são feitos para despertar a solidariedade nas pessoas, buscando uma colaboração afetiva, sem indiferença, agressividade, afastando qualquer tipo de tristeza e sentimentos que nos afastem da alegria. São exercícios que mostram a maturidade grupal, com muita amizade, colaboração e confiança. A dinâmica também é ótima para que as pessoas possam se conhecer melhor, cada um conhecer melhor a si mesmo, percebendo suas limitações e todos os aspectos que precisam ser trabalhados.
Sendo assim, a dinâmica de grupo motiva o aprendente, pois a participação e a vivência das situações facilitam a aprendizagem e a tornam permanente. Esse trabalho teve como objetivo investigar e analisar a influência da dinâmica de grupo na vivência de uma didática inovadora e pôde-se perceber a importância dela, como forma interativa, integradora e afetiva de ensinar e aprender. É através dela que é oferecida ao grupo, ou seja, aos alunos uma resposta às necessidades lúdicas escassas em diversos ambientes, bem como a oportunidade de visualização de como seria na prática. Além disso, é possível possibilitar o feedback de dados, que parte do princípio de que quanto mais o indivíduo vivencia situações, através de simulações, mais ele questiona e cria novos meios de agir diferentes em seu contexto profissional, visualizando melhor sua atuação.
É importante ressaltar que inovar, questionar e refletir acerca de questões inquietantes é estar disposto a buscar novas possibilidades de encontro consigo e com o outro no intuito de construir um novo olhar para a saúde. Ressignificando conceitos e preceitos sobre o ato de humanizar. Criar novas possibilidades de intervir no mundo de forma mais humanizada é dar ao outro meios para que ele recrie condições de fazer diferente, de entender a dinâmica da vida de forma diferente e ser com o outro diferente. Não a diferença que afasta, mas a diferença que revive o ato de amor para com o prazer de cuidar, enquanto profissionais de saúde.

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