segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Disciplina tecnologias da educação


A disciplina de tecnologia tem a finalidade de dar ao professor a possibilidade de utilizar o computador como ferramenta pedagógica. É importante, ainda, seguir as tendências da utilização da internet, que tanto tem preocupado pais e educadores: a questão da segurança na rede.
Pessoas utilizam BLOGS como diários pessoais, podendo ter vários fins. Quando é abordada a questão da tecnologia na educação, é possível perceber que é de fundamental importância para os educadores, já que nossos alunos vivem em uma era onde tudo o que o cerca, é a tecnologia, e  quando nos deparamos com isso e muitas vezes não sabemos como lidar com esse mundo. Por este motivo é que a disciplina tecnologia na educação auxilia não só o educador mais todos os que estudam.

Um comentário:

  1. PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NO Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek
    Nossa Senhora do Socorro-SE





    LINDOLFO DE OLIVEIRA RABELO JUNIOR 1
    MARIANY SANTOS OLIVEIRA 1
    LUCIANA DO NASCIMENTO SILVA 1
    ROSIENE SANTOS BRITO 1
    THAMYRES MADUREIRA DE JESUS 1



    O laboratório de informática do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek localizado em Nossa Senhora do Socorro-SE possui 18 maquinas todas conectadas à internet, através de um servidor instalado dentro da escola. As aulas no laboratório acontecem freqüentemente, com dois alunos por computador. Ao levá-los para o laboratório de informática o professor passa o conteúdo de pesquisa orienta-os e sai fechando a porta de chave, e elas ficam sozinhos realizando suas pesquisas.

    A tecnologia educacional deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional. E é preciso, além disso, especificar com clareza o que está incluído no projeto político pedagógico da escola. A realidade tem mostrado cada vez mais a necessidade de a escola rever o seu projeto pedagógico, reconhecendo de forma crítica e adequada a presença das novas tecnologias na vivência do aluno fora e dentro do contexto escolar.

    Na escola há uma política de informática educativa, só não é executada como esperávamos, pois achamos que deveria ser trabalhada com mais coerência e exatidão. A visita à escola foi muito gratificante, pois aprendemos sobre a inclusão da tecnologia e como é o acesso no laboratório de Informática da escola. Entretanto, dentro de nossa visão na escola a Internet é vista como ferramenta e sua característica mais importante é o acesso às informações, sendo que nem sempre esse acesso está vinculado à ações educativas.

    Palavras-Chave: Tecnologia; Educação; Inclusão Digital.


    1. Alunos do 8º período de Pedagogia. Disciplina: Tecnologias aplicadas a Educação ministrada pela profa. Cristiane T. F. de Moraes Nunes

    ResponderExcluir